O projeto foi desenvolvido na Paraíba pela Natural Cotton Color para atender a demanda crescente de insumos têxteis para a moda sustentável.
O projeto de sustentabilidade ambiental, social e econômico tem como base o plantio do algodão colorido com contrato de compra garantida. Desta forma, o objetivo é fortalecer o Arranjo Produtivo Local (APL) inserindo pequenos proprietários sempre organizados em associações da agricultura familiar, incluindo comunidades tradicionais quilombolas.
Desde 2016 a Natural Cotton Color vem abastecendo pequenas, médias e grandes tecelagens com plumas do algodão cultivado no assentamento Margarida Maria Alves, em Juarez Távora, região agreste do Estado. Também segue fornecendo malhas e tecidos planos para outras marcas de moda.
Em 2019, para atender a crescente demanda, expandiu o cultivo no assentamento Fazenda Campos, entre outras pequenas comunidades no entorno. Mais recentemente, foram inseridos no Projeto Algodão Paraíba o municipio de Ingá e Itabaiana. A expectativa é que haja cada vez mais territórios em 2022 tornando o Estado do Nordeste referência nesta matéria-prima e abundância aos agricultores.